18 março 2007

O Processo

Hoje em dia, a migração faz cada vez mais parte desta sociedade globalizada... Seja por razões profissionais, por questões sociais ou mesmo no caso de refugiados e pessoas que abandonam seu país por conjunturas políticas (ditadura, repressão, etc) existe uma onda migratória constante em todos os cantos do planeta. Posso dizer que no nosso caso foram razões pessoais e de desenvolvimento que nos levaram à tomar a decisão. Cogitamos Espanha - pelo idioma - ou Canadá - pela família. Decidimos pela segunda, e como queremos entrar legalmente no país, estamos atravessando um processo que leva em torno de 1 ano, e que culminará com nossos vistos de residentes permanentes em breve. Durante o processo todo, tivemos que juntar documentos pessoais e enviar a Buenos Aires (eca!). Fomos convocados para uma entrevista exclusivamente em francês (bem, falamos português e espanhol tb com o representante quebecoise). Esta é a parte mais decisiva do processo. Eles analisam o conhecimento linguístico, a formação educacional, a situação financeira, a experiência profissional e se nossa formação faz parte de uma lista de profissões em demanda no Québec, se temos parentes que vivem lá, se estamos cientes das dificuldades iniciais no primeiro ano e preparados psicologicamente para sofrer com a ausência da família, etc... Apesar do nosso pífio francês (de 0 a 10, nível -3) possuíamos quesitos importantes dentro do contexto todo, e recebemos o CSQ (Certificat de Selection du Québec) onde fomos aceitos pela província como imigrantes. De lá para cá, juntamos mais documentos, antecedentes criminais e outros, enviamos para abertura da parte federal do processo - não basta ser aceito pela província se o país não te permite a entrada. Estamos agora aguardando o pedido de exames médicos, e depois pedido de passaporte para carimbar o tão esperado visto de residente permanente!
Amigos, por favor não deixem de postar seus comentários, e obrigado àqueles que já o fizeram! Toda força positiva é bem vinda! Sei que este post foi maçante para caramba de ler!! Mas queria explicar melhor a vcs como está sendo conseguir o visto. Prometo postar coisas bem mais legais e interessantes a partir do próximo!
Abraços

Um comentário:

Unknown disse...

o texto não foi maçante, maçante é conseguir o visto; para quem ler, vê como é demorado e um longo processo conseguir o visto. Vocês conseguiram!
MARCOS