14 setembro 2008

NEW HOME CANADA

Este post nao sera acentuado, pois estou num computador com teclado em outra linguagem!

Bom, tomando o jargao de um casal especial de amigos, formei o titulo deste post. Depois a gente acerta os direitos autorais, ok? :-;

Quero compartilhar os passos para a compra de uma casa aqui no Canada.

O acesso ao credito e ao financiamento aqui no Canada e muito facil. A tentacao e grande, as vezes a gente tem uma tendencia a dar um passo maior do que as pernas. Claro que quando somos recem chegados nos fecham as portas: nada de emprestimos, desconfianca e mil pesquisas para tirar cartao de credito, etc. Depois de 6 meses de estabilidade num emprego, as portas se escancaram. Nos, por exemplo, ja temos dois cartoes de credito com um bom limite, financiamento do nosso carro, de alguns eletrodomesticos e nosso quarto (moveis), e emprestimo para pagar o curso de ingles da Suzi na UQAM. Como se nao bastasse tudo isso, ainda podemos pedir financiamento de um imovel.

Comprar uma casa aqui no Canada depende de alguns fatores similares aos que ocorrem no Brasil. Ou seja, o velor do imovel depende do tipo de imovel (maison detachee, semi-detachee, maison de ville) - que seriam casas individuais, compratilhadas (com outra ao lado) e condos - depende da cidade e bairro, do estado do imovel, etc.

Antes de sair procurando, o ideal e marcar um rendez-vous com um agente de banco para saber mais ou menos o valor do emprestimo que se tem direito. Para isso o agente usara as seguintes variaveis: salario bruto familiar, cartoes de credito (limite e saldo), saldo na conta corrente (checking e savings), ativos fixos (por ex. carro), investimentos em conta e dividas atuais (outros emprestimos). Nada do que esta no Brasil e levado em consideracao, ou seja, a grana tem que estar aqui. Depois dessa pesquisa sai uma pre-aprovacao de um determinado valor.

Uma vez escolhido o imovel, deve-se assinar uma Offre d´achat com o proprietario ou imobiliaria dependendo do caso - a Remax (remax.ca) e uma das mais conhecidas - e enviar este documento com outros tantos para o banco escolhido. A partir de esse momento o banco faz uma pesquisa num orgao chamado Equifax, que nada mais e do que a sua vida financeira no pais, seu historico de credito desde a sua chegada. Se o resultado do Equifax for maior do que 680 pontos (no que diz respeito a sua saude financeira a partir do historico criado) voce tera o financiamento aprovado no valor correspondente a sua capacidade de pagamento (parcela nao podera passar de 32% do seu salario mensal). E o que e melhor, o resultado sai na hora, nao precisa ficar esperando semanas e enviando mil documentos para receber um feedback.

Quando a escolha do orgao financiador, os bancos sao os mais procurados. Existem brokers tambem. Quanto ao banco, para quem vem ao Quebec recomendo o Caisses Populaire Desjardins. Taxas mais interessantes, e por serem uma especie de cooperativa, distribuem lucros aos acionistas (no caso os correntistas), o que diminui em mais ou menos 0,15% o valor da taxa anual paga pelo financiamento. As taxas, dependendo da modalidade (fixa - referencial, pre-fixada, aberta ou fechada) variam de 4,5 a 6,5% aproximadamente.

Mas e isso! Tem alguns outros detalhes, mas a priori deixo aqui uma ideia de como o sistema funciona.

Boa semana a todos!

Um comentário:

Diego disse...

Pois é, concordo com a Fer!
Estou esperando o post com as novidades para poder comentar sobre esse post (pra não estragar as surpresas). Hehe...
Bom, mas estão desculpados porque devem estar numa correria que nem imagino.
Grande abraço!
Obs.: Vamos ter que negociar sim os direitos autorais! :-)
Diego