20 abril 2008

IMPRESSÕES DE UM MIGRANTE...

Este post é um "copy and paste" de uma troca de e-mails com uma brasileira que nos conheceu através do blog. Como nós quando ainda estávamos no Brasil, ela tem um turbilhão de perguntas e incertezas. Para preservar a identidade dela, troquei apenas algumas coisinhas e ela me autorizou a publicar de maneira a ajudar outros futuros imigrantes. Também é uma visão minha do que encontramos aqui. Aí vai:

Salut Gadi, Suzi e Ana Luísa, fizeram boa viagem? Espero que tenham aproveitado bem a família! E a comida brasileira....Gostei ao fato de você dizer que está se enrraizando no Canadá a ponto de ter sentido saudades...Cheguei a sentir isso pela cidade onde estudei quando voltei para o Brasil.
Bom retomar as leituras do blog de vocês.... Espero não me tornar muito chata interrogando sobre Montreal e tudo mais...Fiquem a vontade para me dar um BASTA. Sei que tenho que me preparar bem para ir á Montreal e por isso tantas dúvidas....
1- É preciso levar muito dinheiro para começar a vida em Montreal? Quanto por pessoa? Caso eu alugue um Ap.?
2- A gente fica muito tempo sendo uma "ameba"....quero dizer só estudando e se preparando , esperando as coisas acontecerem d e v a g a r ...........?!
3- Quanto tempo é necessário se preparar para o mercado...quero dizer língua , experiência no mercado, reconhecimento profissional pelo órgão responsável....? Dizem que o processo é l e n t o.........? Como sobreviver a este período, se o dinheiro for curto?
4- São caras ou baratas as viagens para as cidades, estados e países vizinhos?
5- Também já li que a língua principal aí no Canadá(Montreal) é o inglês.(?!)...É verdade?! Se preparar tanto para o Francês para depois pouco ser usado?!
Merci!

Ça va?! Sem stress quanto às perguntas, tb tinha tantas quanto vc antes de vir para cá. Chegando aqui se duplicaram... hehe...

1- Considere uns C$ 2000/mês (C$ 600 só de aluguel). Porém no início o gasto é maior pq tem despesas pra preencher o apto, roupas, ranchos, etc.
2- Depende de cada um. O primeiro mês a gente tira pra burocracias: busca por apê, conta em banco, celular, assurance maladie, assurance social, idas ao MICC (Ministério da Imigração), visitas à órgãos de ajuda aos imigrantes, etc. Depois cada um decide, se quer estudar, trabalhar, etc. Se quiser trabalhar dá pra começar a procurar o quanto antes, pq ofertas é o que não falta. Se for estudar, em geral se conseguem bolsas de estudo e facilidades para entrar nas Universidades.
3- Experiência no mercado e língua pode-se começar desde o país de origem, pesquisando sobre o mercado de trabalho na sua área e afiando a língua no francês e inglês (no seu caso só francês). Estando aqui, é tudo uma questão de esforço e sorte tb. Mas varia muito. Eu por exemplo consegui emprego cedo, muita gente que conheço até hoje procura. Uns preferem começar com empregos de menor categoria e depois crescer. Outros esperam mais tempo pra conseguir um trabalho de médio pra bom. O meu caso de conseguir um bom emprego logo ao chegar foi uma grata combinação entre esforço e sorte! Quanto à sobreviver, bom, sempre venha com mais dinheiro do que você planejava. E com um cartão de crédito internacional emitido no Brasil, com conta ainda aberta por lá pra pagar (pq aqui pra conseguir cartão de crédito é um parto!). Se depois de 3 meses vc está desempregada e pelada, o governo te dá uns trocos pra você respirar por aparelhos por mais um tempo...
4- Viagens são como viajar dentro do Brasil, porém em dólares canadenses. O aluguel de carro aqui é barato, porém hotéis são caros, comer é médio e divertir-se pode custar meio caro dependendo do espírito de aventura!
5- Montréal é completamente bilíngüe, e se vc vier com os dois vai ter emprego garantido de cara. Se tiver um melhor e o outro funcional, tb consegue emprego. Se vier unicamente com um deles, vai passar fome e viver de subempregos no início, e depois de uns 4 anos vai começar a melhorar um pouco de vida. Mas hoje em dia dizer que Montréal é francófona é voltar 20 anos no tempo. Hoje é meio a meio, incluindo muitos postos de trabalho que exigem quase que exclusivamente o inglês. No meu trabalho falo mais inglês que francês.
Boa sorte, e vê se dá entrada na papelada duma vez (se não me engano a última vez que trocamos e-mail vc não tinha se candidatado).
Ah, agora é minha vez de perguntar: você se importa se eu postar esta nossa troca de e-mails no blog, para ajudar outros interessados em migrar?!

Nenhum comentário: