09 fevereiro 2008

VÁRIOS...

O inverno até agora não tem nos metido muito medo, não... As temperaturas não diminuem mais que -7 em média, só houveram 2 dias de temperaturas mais extremas. Os dias estão ficando mais longos - em média 2 a 3 minutos mais longos/dia. Enfim, estamos confortáveis e felizes!

Buemba, Buemba!! A província do Québec irá investir $568 milhões na renovação do sistema carcerário atual. Existe uma grande preocupação porque a médio, longo prazo haverá uma SUPERPOPULAÇÃO de detentos. A necessidade se faz, e de agora até 2012 está planejada a criação de novas celas. Adivinhem o número? Em 4 anos, quantos detentos vocês imaginam que a província do Québec produzirá? Quantas dezenas de milhares de ladrões, delinqüentes, estupradores e quadrilhas? Bom, o suficiente para encher 338 novas salas... Detalhes em:

http://www.radio-canada.ca/nouvelles/national/2008/02/04/006-exlusif-prisons-qc.shtml

A taxa de desemprego no Canada registrou novo recorde positivo, recuando 0,2% e chegando aos 5,8% (melhor marca em 33 anos). O québec seguiu a mesma tendência, recuando para 6,8%. Detalhes em:

http://www.radio-canada.ca/nouvelles/economie-affaires/2008/02/08/002-emploi-statcan-janvier.shtml

Outras infos da província:

- 7200 novos empregos foram criados em Janeiro/08
- Destaque para o grande número de vagas criadas em turno integral
- De Jan/07 a Jan/08 foram criados um total de 84800 empregos
- As mulheres foram as que mais vagas abocanharam, totalizando 48700
- A região de Outaouais têm a taxa mais baixa (4,5%). Em tempo, a cidade mais importante da região é Gatineau

No mais, sem maiores novidades. Estamos com uma peste bubônica aqui em casa, primeiro a Ana pegou uma virose forte, depois passou pra mim e agora quem tá de cama é a patroa...
Por falar na Dona Encrenca, a Suzi terminou o curso de francisação, o saldo foi HIPER positivo. Está dando de 10 a 0 em mim, mostra uma segurança impressionante ao se comunicar com nativos daqui, não têm medo de soltar a língua. Não tem nada a ver com aquela criança assustada, calada, acanhada e com sentimento de inferioridade que recém havia aterrisado em terras francófonas. Para mais detalhes do sentimento dela com relação ao curso, leiam um post dela de Setembro/07:

http://imigrando.blogspot.com/2007/09/licena-potica-lp.html

Bye!

Um comentário:

Alê Brum disse...

Olah, Gadi!!!

Eu sumi mas estou viva!!! rsss Pois é, não estou no Brasil, mas também não estou no Canada. Vim parar na França! rss

Como estah a vida aih? Pelas fotos estah indo tudo muito bem, não é mesmo? E a saudade? Forte? Eu aqui estou morrendo de saudades do Sol e quando vejo o frio que estah fazendo no Canada, eu fico até com medo. rsss Estou doida para fazer uma visitinha ao Brasil, mas isto não vai acontecer tão cedo. :( Preciso passar no Canada antes. ;) Junho estarei por estas bandas.

Bem, desejo a você e a sua familia toda a felicidade do mundo! []'s.