01 setembro 2007

Licença Poética (LP)

"Super fantástico amigo, que bom estar contigo no nosso balão
Até quem tem mais idade mas tem felicidade no seu coração
Sou feliz, por isso estou aqui
Também quero viajar nesse balão...."

Pois é... Tudo o que é bom acaba.... Até o balão mágico acabou.... Quase morri de decepção quando isso aconteceu, mas tive que superar...
Pois não é que a aula do haitiano super-fantástico também acabou??? Só que dessa vez, estranhamente, não fiquei muito decepcionada não... Pra falar a verdade, fiquei aliviada, porque piada (ainda mais de mal gosto...) tem limite!! E eu, nos últimos dias, já estava tão saturada das aulas surreais que tínhamos, que não via a hora daquilo tudo terminar...
Foi por isso que hoje me deu uma vontade imensa de começar o post com uma LP tão fofa como essa... Que que é?? Não gostou?? Não teve infância, fofy?? Deixa eu ser ridiculamente feliz... que é que tem ?? (se não for todo dia, é claro...hehe...)
E, após acabar o super-fantástico curso de francês do haitiano, conversei com nosso amigo lá de cima e disse:
- Fofy, sei que nada pode ser pior do que o super-fantástico, mas, SVP, me dá uma força e manda um cursinho de francês melhorzinho vai... Lembra que eu vou passar 6 horas por dia nesse curso...
E fez-se a luz (leia-se: E Ele mandou...). Ele mandou um curso vitaminado mesmo, com direito a uma universidade que é show de bola, a uma professora que é super-exigente mas sensacional, e, um curso super-variado e interativo que eu estou amando... Tenho aulas de gramática, fonética, informática aplicada a aprendizagem do francês e multimídia para podermos ouvir o francês falado (em textos diversos) e cantado (em canções daqui). Sendo assim, parece brincadeira (ou exagero), mas não sinto as 6 horas por dia de curso.... Além disso, na última sexta-feira, tivemos nosso primeiro passeio de confraternização. Fomos ao interior (leia-se: pra roça) onde fomos participar de uma festa tipicamente quebecois que se chama Épluchette de Blé D'Inde... Tá difícil?? Eu explico... Agora é a época da colheita do milho por aqui e, por isso, eles fazem uma festa onde se tira as folhas do milho e depois de cozinhá-los e comê-los o povo dança e se diverte pra valer!! Parece meio bobo, não é? Até banal? E é mesmo!!! Mas, enfim, é uma festa típica deles e nós nos divertimos a beça!!!!!! Eram 240 alunos do curso de francisação da UQUAM metidos em 5 ônibus escolares (daqueles amarelões dos filmes americamos, sabe??) com um monte de monitores québécois... Resultado: falamos muito francês, comemos muito milho, visitamos o interior (que é bucolicamente lindo!!!) e, de quebra, dançamos juntos todos os ritmos possíveis - salsa, merengue, samba, disco - enfim, suamos....
AH!!!!! E quase tivemos um treco vendo como os colombianos dançam bem, e como os orientais são tímidos, mas somente antes da frase: Solta o som, Dj... É incrível como aquele povo se solta.... Só filmando pra entender... e acreditar...
Bem, mas é por tudo isso que, apesar do cansaço - além das 6 horas por dia lá, ainda tem a casa, a Aninha, o maridão, enfim... - está sendo muito rica para mim essa vivência no curso de francisação. Até percebo uma melhora no meu francês nessas apenas duas semanas de curso!!! É claro que não é uma melhora tipo "Já tô arrasando!!", mas é uma melhora... Sinal de que a coisa vai progredir, penso eu...
Bem, por hoje é só!! Deixo meus amigos dizendo que, como sempre, morro de saudades de todos, mas como vêem, ainda bem que temos ocupação por aqui... Aí as coisas ficam parecendo menos difíceis...
Muitos beijos

Suzi

PS: Esclarecimento da très-difficile langue française: Épluchette é descascar...
Blé, obviamente, só pode ser milho.... e D'Inde se refere ao fato de que, quando o tri-equivocado Cristovão Colombo chegou na América, ele pensou ter descoberto, na verdade, a Índia. Pois é: então ele chegou aqui, viu todo o milho que já tinha por aqui e chamou de blé d'Inde!! Daí, os québécois fazem uma festa para lembrar desse "pequeno" equívoco do famoso Colombo!!! Na verdade, comenta-se por aqui que essa festa é só mais um pretexto que o québécois utiliza para festejar o verão (ou o final dele...) Voilà!!!!!!!

2 comentários:

Like a New Home Blog disse...

Oi Suzi,
Se é para aprender francês mesmo esse novo curso seu está no caminho certo né! O super-fantástico e hilário curso de antes ficou no chinelo!!
Que bom que o Cara lá de cima te iluminou e vc conseguiu esse curso bem mais produtivo...Quando chegarmos aí quero umas aulinhas contigo... hehehe
Kisses,
Boa semana,
Adri

disse...

Oi! Que legal seu post! Este curso parece um arraso mesmo... Bom, este é o presente de aniver que o cara lá de cima te mandou! Aproveita! Beijos saudosos, Fê e Rani.