21 julho 2007

A SUZI TAMBÉM MORA NO CANADÁ!!!

Olá gente amiga!!!! Eu sempre soube que blogs e internet não eram o meu forte, mas nunca pensei que levaria mais de 1 mês para me pronunciar... Aí já é demais...
Para começar, lembrem que esse nosso blog funciona mais ou menos como um "correio psicológico": a gente deixa vcs a par do que acontece por aqui e, ao mesmo tempo, fazemos uma varredura emocional na nossa complexa mente ao tentar transmitir pra vcs as fortes emoções que aqui experientamos. Sendo assim, penso eu que o blog faz bem pra vcs, nossos queridos, e pra nós também....
Seguindo essa complexa e teórica teoria, lá vou eu agora relatar algumas de minhas impressões nesses quase 50 dias nas terra geladas (mas nem tanto por agora...)...
PS: prometo que farei somente 1 post longo... este!!! Sorry aos que detestam posts longos...

Como já tinha conhecido Montreal em janeiro, quando fazia nada mais, nada menos que 30 graus... negativos, quando voltei para cá em junho me senti como as formigas devem se sentir num formigueiro... explico: chegamos num momento onde as pessoas pareciam estar sendo tomadas de um sentimento coletivo fortíssimo de ¨Iupiii!!! Vamos sair de casa e correr pra rua!¨ Tais como formigas que passam um longo inverno trabalhando como loucas e se limitando a levar comidinha para casa sem quase colocar as patinhas pra fora do formigueiro para um rolé qualquer, assim também as formiguinhas de Montreal (leia-se pessoas) pareciam, depois de um longo, escuro e frio inverno estarem loucas para bordejar... E elas sabem fazer isso... Diminuem seus horários de trabalho, se esparramam quase pelados em gramados sob qualquer mísero raio de sol que aparece (mesmo que o vento seja gelado pra carambola), fazem piqueniques após o horário de trabalho (já pegamos várias vezes pessoas indo com cestas de piquenique aos parques às 6 horas da tarde, enquanto voltávamos pra casa mortos depois de um dia todo de perambulação), fazem passeios noturnos a parques, fazem festivais de tudo que é assunto, cantam, dançam, fazem esportes doidos (passeiam de bicicleta ou de roller com os bebês a tiracolo, pode), enfim, essa gente sabe agitar pra fazer render o curto verão daqui!!! No início, me sentia meio atordoada em meio a tanta agitação - nós, latinos, temos muito tempo pra curtir o calor, então, é normal nos sentirmos meio tontos com tanta atividade junta... Tb me senti meio mal com tanta perna branca, mas branca mesmo à vista... e olha que eu tenho consciência de que sou branca, mas como eles.... difícil.... Chega a doer os olhos!!
Depois desse choque inicial, o latino, ô criatura mais adaptável, já entra na dança e trata de curtir pq, inteligente como é, percebe que se o canadense curte muito o verão, algum motivo tem que ter... E foi o que fizemos: nós nos divertimos em parques lindíssimos, fizemos piqueniques como aqueles que eu fazia quando tinha 10 anos e estudava no São José, em Erechim (mas sem o frango assado, pq agora estou no primeiro mundo!!)
PS2: Mentira, não fiz frango assado pq fiquei com preguiça e os sandúiches me pareceram opção mais fácil... O primeiro mundo tb adora frango assado...)
Além disso, caminhamos muito pelas lindas ruas arborizadas dessa imensa cidade, conhecemos pessoas bem difererentes, de culturas quase opostas a nossa, fomos a um Zoo de cair o queixo, aproveitamos piscina com a nossa pequena, enfim, está sendo um verão diferente, mas muito prazeroso... Claro que entremeado por muita burocracia, por muita caminhada a escritório de imigração, por nervosismo pela busca de emprego, por curso de francês, por duas mudanças doidas de endereço, por mais procura por emprego, enfim... curtimos, na medida do possível, uma vez que ninguém aqui veio a turismo e temos consciência dos nossos deveres, mas pera aí, para que mesmo que inventaram sábados e domingos?? E dias que escurecem às 21 horas??? para se aproveitar, bien sur!!!!
Com relação à minha adaptação, acho que, por enquanto, estou me saindo melhor do que eu pensava: não tive crises de choro (ainda!), não matei ninguém (e ninguém me matou - embora o Gadi tenha vontade de vez em quando... e eu não tiro a razão dele totalmente...), não tive ímpetos de correr para o aeroporto (ainda!)... Sendo assim, não tá tão mal... O que pega mesmo é pensar em vcs aí no Brasil num dia como hoje (sábado) e pensar que nós poderíamos estar curtindo um programa legal com as pessoas que mais amamos... Nem vou me dar ao desplante de citar os milhões de programas que costumávamos fazer com cada um de vcs e relatar a vontade que dá de largar tudo isso e voltar correndo pq não vale a pena... Sabem o que faço nessas horas: mudo de pensamento e trato logo de achar coisas interessantes para fazer aqui porque não nasci pra ficar muito tempo triste... Trato de guardar cada um de vcs no meu coração como se estivessem aqui tb, e não estou me permitindo pensar muito para não sofrer demais pq isso não traria benefícios nem a vcs e nem a mim... C'est la vie... foi a escolha que fizemos, e agora temos que tratar de fazer as coisas acontecerem da melhor forma possível... Mas que dá vontade de colocar todo mundo dentro de um navio (tipo arca de noé...) e trazer pra cá pra ficar ao nosso lado, isso dá!! Acharam egoísta??? Que atire a primeira pedra quem já não foi...
O idioma... francês é difícil pra caramba... mas, depois de quase 1 mês travados, sentimos que agora.... continuamos sem entender nada!!!!! Náo, espera um pouco, tb não é tão grave assim: estamos entendendo bem melhor o que as pessoas falam e tb falamos um pouco mais. Às vezes achamos que o que estamos falando em francês sai mais ou menos assim: nós vai passeou no parque ontem.... E aí, vem dizer que o canadense não é um povo compreensivo?? Não vi ninguém rindo de mim ainda quando eu falo (pelo menos na minha frente)!! E você, conseguiria ficar sem rir depois de me ouvir falando assim em francês??? Tô dizendo que eles são compreensivos....
A Aninha tb é um caso à parte: tem se adaptado muito bem a nossa nova rotina, sem reclamar (só um pouquinho, de vez em quando...), vai pra creche mesmo sem entender uma só palavra do que as 3 professoras árabes falam... tem comido da comida tão diferente daqui sem reclamar (não muito!), aguentou todas as nossas mil visitas a escritórios, consulados, e outros lugares burocráticos nada a ver com criança, enfim, ela tem, da sua maneira, contribuído muito para que a gente se saia bem por aqui!! Além disso, na contramão do que esperávamos, ela deu uma crescida nesses 50 dias por aqui que é impressionante: sapatos não servem mais, calças estão todas na canela, enfim, tá ficando uma mocinha...
Antes que alguém me mate, paro por aqui, por hoje... No próximo post (eu tô me achando, né??? Nunca escrevi nada e agora tô até anunciando os próximos capítulos...) vou falar sobre um tema que merece quase uma poesia: o bairro em que estamos morando!! Aguardem!!
Olha só gente, tb preciso dizer isso: aprendi o que é SAUDADE por aqui... Ô coisa triste... Eu achava que sabia o quanto esse sentimento era triste, mas aqui, descobri que ele é tão forte que, por vezes, se materializa e deixa a gente doida mesmo... Toda vez que fico muito irritada por aqui, pode ter certeza, tava pensando em alguém de quem tenho saudades e pimba!!!! desconto minha saudade irritando alguém.... pobre Gadito!!!!....
Fofys, fiquem bem, adoro todos vcs e a gente se comunica!!!
Ah!! Como o meu post foi curto, leiam agora o novo post do Gadito que está bem aqui embaixo do meu.... Sorry...
Beijos gigantescos, do tamanho do post!!
Suzi

PS3: queremos comentários, protestos, comunicações, etc... Enfim, queremos noticias de vcs!!!!!

4 comentários:

Fabiane Bueno disse...

Suzi querida, vc estava inspirada mesmo...Vc escreve muito bem e acho que deveria escrever mais seguido.
Adoro ter vc como amiga!!!
Ah! vamos caminhar na próxima semana?

Um grande beijo...
Fabiane Bueno

Unknown disse...

Suzi, Gadi e Lindinha Ana Luisa, Estamos felizes por vcs, mas a comparação da Suzi com as formiguinhas faz sentido, pois vcs realmente tem se parecido com as mesmas, que são muito trabalhadoras e buscam tudo que querem...
sucesso sempre...Ah!!! Quanto as branquelas, Suzi vc só está é com saudades!!!
Bjkssss Édna e toda a CICLA

Like a New Home Blog disse...

Oi Suzi,

Venho a pouco acompanhando o blog de vocês, mas estou achando muito legais todas as experiências e descobertas. Eu e meu marido estaremos chegando no Canadá em setembro (Ottawa). Eu li nesse último post vc falando sobre
Erechim... nós somos de Passo Fundo... pertinho.. pertinho..
Seria excelente se pudéssemos manter contato e quem sabe nos encontrarmos quando estivermos por aí..
Um abraço,
Adriane
www.newhomecanada.blogspot.com

Shu disse...

Suzi,
Estou amando o seu blog, tem muita informação nele!
Estou indo para Montreal daqui a poucos meses, estou no processo final do visto. Fiquei muito interessada no bairro que vc está morando. Como é a escolinha da sua filha? Vc está gostando do ensino?
Tenho dois filhos 7 e 5 anos, e essa é uma grande preocupação.
Será que vc pode me escrever?
Ficarei aguardando...Obrigada.
Sheila
sheilakrug@gmail.com