26 julho 2007

Benvenue à l'Île de Soeurs

É assim que eu me sinto... BEM-VINDA, SUZI, pode entrar, a ilha é toda tua... Não, essa última parte é mentira... a ilha é minha, mas também é de muita gente... são canadenses, árabes, indianos e... muuuiitos latinos!!!!! Tem gente falando espanhol em todos os cantos da ilha, mas, tudo bem, a ilha é tão linda que a gente até não liga muito para os argentinos... brincadeirinha... (além do que tem muito mais colombiano e mexicano do que argentino).
Bem, mas seguindo com o bonde, nós escolhemos esse lugar para viver por dois motivos básicos: primeiro, porque tínhamos família por aqui e já fazia tempo que ouvíamos as histórias de como esse bairro é legal, é lindo e é arborizado, e, segundo, porque levamos ao pé-da-letra o conceito de que queríamos a tão sonhada "qualidade de vida"... AH!!! E aqui ela existe... Saindo do centro de Montreal, o ônibus anda uns 15 minutos até atravessar a Pont Ìle de Soeurs (onde passa o rio St-Laurent, que separa Montreal da Île de Soeurs) e, pronto!!! Já chegamos ao nosso habitat atual!! A ilha é uma reserva que tem apenas 1 proprietário!! Esse cara deu a concessão para construção por 100 anos a uma imobiliária daqui que, desde então, constrói casas e prédios para locação e venda. No entanto, essa construção é controlada de forma a se preservar a reserva verde e o rio que passa sempre margeando a ilha. Sendo assim, saio de casa, passo pela parada de ônibus e caminho mais alguns metros e me deparo com o início da trilha do bosque que margeia o rio... é um lugar sensacional!!!!! Ando mais um pouco para outra direção e levo minha filha às inúmeras praças daqui com milhões de árvores e dezenas de esquilos (que deixam a Ana enlouquecida de alegria); ando mais um pouco ainda e encontro mesas e mais mesas, sempre embaixo de árvores, disponíveis aos adeptos de piqueniques, ando mais e mais verde, gente andando de bici, de roller, patins etc a todo tempo nas imensas pistas disponíveis daqui, e assim é... Acho que para esse bairro era necessário um verão de um ano inteiro...
Além disso, chama atenção a organização do trânsito: os carros sempre param para o pedestre, tem pouca sinaleira e muito sinal de pare e de preferência, os ônibus são tri-pontuais - até demais para os sempre-atrasados aqui...
Acho que mesmo relatando e mostrando fotos é difícil para uma pessoa ter a noção exata de como é lindo por aqui, então acho bom vcs virem nos visitar...hehehe...
Resumo da ópera: verão na ilha é verde, esporte e tranquilidade!!! quer mais??? Olha, pra mim tá bom assim... eu não sou muito exigente mesmo... hehe...
Ah! E para terminar: por que não me avisaram que nessa cidade faz calor como POA em fevereiro??? Tá quente, gente amiga....
Um grande beijo, com muita saudade de todos,
Suzi
Obs: as duas primeiras fotos são a vista que temos da sacada do nosso apê... as demais são dos rolés pela ilha...





Um comentário:

Unknown disse...

Olá Queridos!!!
Esse primeiro mundo é mesmo lindo!!! Mas a Aninha se adaptou muito bem a ele, né!!!É claro todos poderiam ver como nossa princesinha tem tudo a ver com essa beleza toda...Não é para a mamãe e o papai ficarem muito "bobos"...rsrsrs...Estamos felizes poe vcs, aproveitem bastante este verão, pois aqui o inverno está rigoroso...A gaúchada anda congelando. Fiquem bem, se cuideme beijokas para nossa "lady" e a vcs tbm é claro...Bjkssss...Édna e Cilca em peso!!!