01 agosto 2007

Aula de francês!!! Será??

Não se pode, em hipótese alguma, deixar de comentar (antes que acabe) o nosso curso de francês a tempo parcial. Estamos fazendo um curso todas as manhãs até o dia 21 de agosto numa escola de línguas credenciada ao MIC (ministério de imigração e cultura). O curso é gratuito e... bizarro!! Na nossa sala temos alunos de vários lugares: um casal iraniano, um casa iraquiano, vários russos, dois romenos, um uruguaio (que não é o Gadito!!), várias chinesas e nós, obviamente!! O professor é um haitiano que vive há décadas aqui em Montreal, tem 66 anos e é uma completa figura!! Canta e representa em aula, não fala coisa com coisa, não tem a menor idéia do que está fazendo e, dá a nítida certeza, a todos nós, que ele só quer se divertir!!!!!!!!!!!
Pobre de todos nós!!! Em primeiro lugar, fomos colocados numa classe de nível avançado quando o que temos de avançado é somente o grau de loucura (dos quase 30 alunos da classe, depois de 3 semanas de aula restam apenas uns 12, o que nos leva a crer que temos muita resistência ou... como eu já disse... loucura!!). Em segundo lugar: um dia o professor pega o ônibus errado e vai parar lá onde Judas perdeu as botas e, portanto, não vem a aula, outro dia ele vem com a camisa abotoada de maneira totalmente torta, outro dia ainda ele passa a aula cantando mi amor... mi lindo amor!!!!!! e por aí segue a boiada... E, finalmente em terceiro e último lugar, o professor aloprado busca parcerias na aula para cometer seus devaneios e eis que, se encontra na aula, uma alma caridosa, uma alma pura.... um verdadeiro doido... Quem?? Quem??? Quem? Ele mesmo, Gadi, o que sempre me faz passar vergonha... Vou explicar:
O professor divagava mais uma vez (quando ele não divaga a gente estranha...) e cantava uma música que, segundo ele, é típica do Haiti. Então, ele surta como de costume tb e começa a pedir a todos os alunos:
- Agora, quem vai cantar uma música típica de seu país?? Você russo, canta?
Diz o russo:
- Não, nem pensar... Não sei cantar...
Ele segue:
- E você, romena? E vc, chinoise? E assim ele ia pedindo e seguindo obviamente nos enchendo a paciência com a música dele.
Neste momento, ele passa pelo meu excelentíssimo e tb pergunta:
- E vc bresilien, não quer cantar uma música típica do teu país????
Mom mari, sem total noção, fala:
- Tá, eu canto!!!
Penso eu neste instante: - What?? ele tá louco?? O que ele vai cantar? o hino nacional?? Um samba tipo: viver... e não ter a vergonha de ser feliz....?? Ou aquarela do Brasil????
Nesse momento sou interrompida pela voz de meu marido e meus ouvidos não quiseram escutar o que escutei....
- Coitada, coitadinha da galinha d'angola... não anda ultimamente regulando da mola....
Silêncio total.....
Alguém conseguiu fazer o haitiano calar.... Ele agradeceu, não entendeu patavinas, aliás, como todos na sala, inclusive eu, que morei no Brasil por 30 anos... Eu estava num vermelhão sem tamanho, me viro e pergunto:
- Por que tu cantou essa música do CD da Ana da arca de noé (canção infantil, portanto...) que não fala nada do Brasil, ao invés de....
- Ah!! me deixa!! Foi a primeira que eu lembrei!!! Pelo menos eu cantei... Já tu fica aí cheia de não-me-toques...
PODE???????
E assim é nossa aula... Tentamos aprender algo em meio a tantos momentos surreais vividos todas as manhãs...

2 comentários:

Like a New Home Blog disse...

Olá Suzi e Gadi,
Que manhã divertida tivemos logo após ler esse comentário de vocês... simplesmente hilário!!!
Ficamos os dois aqui imaginando a cena...hahahahahaha
Bem, por mais esquisito que seja o curso, é possível aprender alguma coisa?? E desde que vcs estão aí, convivendo e escutando o francês direto, quanto vcs acham que evoluíram?
Continue assim Gadi... pois quem canta seus males espanta.. hehe
Bjos
Adri e Diego

comprometimento disse...

hahahha...o Gadi cantando isso deve ser sido hilário...mas me admira vc, Suzi, não querer cantar nada????A vergonha te pegou né ex colega...Gadi, qdo tiver q cantar novamente, puxa um Funk bem bagaceiro pra balançar o povo, hahaha...abção do Fabian....