07 junho 2007

JA ESTAMOS EM MONTREAL !

Bom queridos amigos, aqui estamos depois de uma desgastante viagem onde trouxemos 300 kg de bagagem! No momento estou na Biblioteque de la Sante de la Universite de Montreal. Mesmo nao sendo aluno, tenho direito a 12h diarias de conexao a Internet! Alias, a Universidade e linda, e a infra-estrutura para pesquisa e estudo e impressionante pelo pouco que vi. Sorry pela falta de acentos, mas ainda nao me acostumei com o teclado aqui!
Ja imaginam que o primeiro que fiz nessa minha primeira conexao em Montreal, foi ver o resultado do jogo do meu timao contra o Santos ontem!! Haha, nao pude parar de comemorar por dentro (pq estou numa biblioteca e nao posso fazer barulho, mas que deu vontade de sair gritando, deu!!). So nao consigo acreditar que quando o tricolor for campeao da america nao vou poder estar ai pra comemorar na Goethe...
Bom, voltando: nao nos perguntem como fizemos para carregar 5 malas de mao + 1 carrinho de bebe + Ana Luisa pelos corredores dos aeroportos de Guarulhos e Toronto, acho que nessa hora tiramos forcas la de dentro, do fundo mesmo! Quando chegamos em Montreal meu irmao e familia nos esperavam, ai foi mais facil carregar tudo... Chegamos no final da manha esgotados fisicamente, depois de uma viagem de quase 13 horas no total, onde inclusive perdemos a conexao de Toronto para Montreal, e tivemos que pegar outro voo 1h depois. Apos a chegada fomos descarregar as zilhoes de malas no apto e saimos para almocar com meu irmao e familia. Do domingo a tarde ate terca de manha, so tivemos tempo de desfazer as malas, organizar as coisas nos seus lugares, limpar o apartamento que estava IMUNDO, e fazer 3 grandes ranchos de comidas e utensilios domesticos diversos. A comida fizemos num super que fica perto do apto. E os utensilios domesticos compramos numa loja tb proxima, que e o paraiso dos imigrantes: Dollarama! Todos os itens a 1 dolar canadense (=R$ 1,87)! E vc consegue desde guardanapos ate um espetacular conjunto de 4 facas c/ serra!
Algumas impressoes: Mtl e uma cidade bonita, com casas tipicas para cada bairro. O bairro onde estamos se chama Côte-de-Neiges. E provavelmente o mais multicultural da cidade. Mais ou menos 50% sao negros, asiaticos ou arabes (burkas pra tudo que e lado! - espero que nao estejamos correndo perigo!). Uns 10% sao latinos, e o resto canadenses. Estamos do lado do famoso Mont Royal, maior parque da cidade onde esta o unico monte da cidade - Mtl e super plana. E belissimo, tudo verde, as pessoas fazem cooper, andam de bicicleta, se exercitam de todas as formas. Estamos bem localizados, perto de inumeros servicos: bancos, supermercados, padarias, restaurantes, shopping, Universidade - alias, vim caminhando ate aqui, exercicio matinal de 30 minutos muito gostoso. Estamos pegando dias feios, ate agora nublados e com periodos de chuva, mas hoje esta soleado e bonito, acho que vamos passear com a Ana. Ontem foi um dia bem frio, sai de manha e a temperatura estava em 6 graus, mas o vento forte dava uma sensacao termica mais baixa. Mas nos outros dias, tem ficado na faixa dos 18. Hoje vai a 23 e amanha a 30, a medida em que o tempo esta abrindo. De terca a tarde para ca, estamos tentando resolver questoes burocraticas, como por exemplo indo em centro de auxilio a imigrantes para conhecer os beneficios que teremos, fazendo inscricao no curso gratuito de frances do governo, tirando a identidade de residente permanente, o SIN/NAS (equivale ao CPF no Brasil, que te permite abrir conta em banco, colocar a Ana Luisa em creche e conseguir trabalho) e o cartao de saude publico que nos protegerâ a partir do terceiro mes aqui. Fomos tb ao ministerio da imigracao para obter mais informacoes. Hoje a noite tenho uma palestra interesante para assistir num organismo de ajuda ao imigrante. Amanha vamos assinar contrato para nos mudarmos em 1 de julio para o bairro onde o Arie e familia moram. Enfim, nao estamos parando um segundo, e estes 4 dias aqui pareceram 4 meses de tantas coisas que estamos adiantando!
O sistema publico de transporte que estamos utilizando e bastante pratico. Compramos um cartao de uso indeterminado mensal no valor de CAD 65, que nos permite usufruir de onibus e metro a vontade durante todo este mes de Junho. Vale a pena, pois o que temos usado este cartao nao esta no gibi!
UFA! Cansei de escrever. Bom, nao deixem de acessar nosso blog, e uma maneira mais pratica de colocar todos a par da nossa situacao, sem que precisemos mandar e-mail para cada um!! Vou procurar manter o blog atualizado todas as semanas, assim nao perdemos contato!!
Beijos e abracos!

Nenhum comentário: